Em muitas ocasiões as Igrejas e Organizações religiosas realizam Concertos com vários Artistas nacionais ou até internacionais, incluindo também celebrações de louvor com Artistas convidados.
Para o financiamento destes eventos a venda de bilhetes ou inscrições é imprescindível.
Mas quando remunerações estão envolvidas, o Autor das obras utilizadas e o seu "Publisher/ Administrador" tem o direito legal de serem devidamente remunerados.
Sempre quando obras registadas - mesmo quando são originais do próprio Artista que atua - enquanto registados e protegidos por contratos entre Artistas e as suas Editoras / Administradores do Copyright, sempre necessitam da Licença "comercial" que por sua vez regulariza a remuneração do Autor das obras. Quando as músicas do "Playlist" coincidem com o Artista protagonista, este "Autor" só pode isentar o promotor do concerto da aplicação do copyright com consentimento formal do seu "Publisher / Administrador), qualquer das maneiras sempre haverá a aplicação de direitos mínimos, seja o evento da natureza comercial ou sem fins lucrativos! Uma isenção verbal do Artista perante o promotor do espetáculo não é lícita!
Todas as músicas / obras utilizadas devem antecipadamente ser comunicados a Copycare Portugal em forma de uma Playlist com respetivos créditos e identificações, com informações adicionais sobre preços de bilhetes / inscrições, dimensão do local da execução e público esperado, como a utilização e comercialização de produtos e recursos no próprio evento.